Asesoramiento celular
Por Joel Comiskey
Talvez a sua igreja ou célula experimentou frutos e multiplicação incríveis em 2015. Ou talvez você tenha construído as fundações em 2015 e tenha visto pouco crescimento enquanto prepara os futuros discípulos. Talvez você seja novo no ministério celular e ainda esteja na fase pré-transição. Ou talvez você tenha iniciado o primeiro grupo piloto e esteja modelando como os grupos serão no futuro.
Onde quer que você esteja, o seu povo precisa de encorajamento. Eu conversei com um pastor recentemente que me disse que seus líderes pareciam cansados e sem vontade de se envolver. Eu notei que este pastor estava colocando muita pressão sobre os líderes por um longo período de tempo. Exortei-o a dar a seus líderes uma dose extra de encorajamento, lembrando-lhe que o encorajamento é como oxigênio para a alma. Eu disse a ele: “Seus líderes são constantemente pressionados no trabalho que têm e os empregadores deles não têm vergonha de exigir tempo e energia com a ameaça de tirar o emprego daqueles que não se saem bem o suficiente no trabalho. Você precisa motivá-los biblicamente, lembrando-lhes que a recompensa deles está no céu e que eles estão servindo ao Rei Jesus”.
A realidade é que a grande maioria das pessoas que estão servindo na igreja são voluntários que estão servindo por sua recompensa eterna. Eles não estão servindo ao pastor ou ao treinador; pelo contrário, eles estão servindo ao Rei Jesus que lhes dará uma recompensa eterna. O papel do treinador da igreja em células é encorajar os líderes a seguirem adiante, sabendo que Jesus vê o seu trabalho e irá recompensá-los. Sim, haverá momentos de confronto e desafio, mas a motivação a longo prazo vem pelo encorajamento.
Então, conforme você chega ao fim do ano, não se esqueça de incentivar o seu povo pelo que eles fizeram durante o ano. Abençoe-os por servirem a Jesus de todo o coração e não se esqueça de apreciá-los.
Terminar bem também significa celebrar as provações passadas. Afinal, Deus muitas vezes faz o trabalho mais profundo durante os tempos mais difíceis. Assim, onde quer que você esteja agora no ministério celular, não se esqueça de terminar bem.